APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luiza Guilhermina de Oliveira Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Fávero Bulgarelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118323

Palavras-chave:

Inquéritos e Questionários, Pesquisa Qualitativa, Segurança do Paciente, Educação em Odontologia

Resumo

Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em Saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em Saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros
profissionais e pesquisadores da área da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Guilhermina de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Alexandre Fávero Bulgarelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgião-dentista. Professor do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia. Professor permanente Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

LOPES, L. G. de O.; BULGARELLI, A. F. APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 39–50, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.118323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes