APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118323Palavras-chave:
Inquéritos e Questionários, Pesquisa Qualitativa, Segurança do Paciente, Educação em OdontologiaResumo
Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em Saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em Saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros
profissionais e pesquisadores da área da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).