IMIGRAÇÃO E FEDERALISMO – ESTADO DA ARTE E O DIÁLOGO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Keywords:
Produção Acadêmica, História, Migrações, FederalismoAbstract
Resumo
O ensaio visa apresentar um levantamento prévio de trabalhos de graduação e pós-graduação produzidos em duas universidades localizadas no estado do Rio Grande do Sul, especialmente nos programas de pós-graduações da UFRGS e da UFSM, bem como trabalhos registrados junto ao um grupo de pesquisa da área de história. Neste caso, o levantamento realizado se refere à produção acadêmica-científica especificamente sobre as temáticas da imigração/migrações e do federalismo. Nesse sentido, foi observado o número de trabalhos (dissertações e teses) do período de 2001 a 2021, mesmo tendo ciência que o PPGH da UFRGS fora criado em 1980 e o da UFSM em 2011. Analisamos o quantitativo/interesse pelo tema, e se há em suas referências bibliográficas a demonstração do diálogo ou do conhecimento da produção realizada dentro do próprio programa de pós-graduação em História de sua Universidade, bem como de outros programas ou áreas “afins” de outras instituições. Nesta perspectiva, percebeu-se pouco diálogo entre os programas de pós-graduação de ambas instituições de ensino bem como internamente em cada uma. Ainda assim, observou-se que determinado grupo de pesquisa, analisados neste ensaio, se mostrou ao contrário desses resultados.
Palavras-chave: Produção Acadêmica. História. Migrações. Federalismo.
Abstract
The essay aims to present a preliminary survey of undergraduate and graduate researches produced in two universities located in the state of Rio Grande do Sul, especially in the graduate programs of UFRGS and UFSM, as well as investigations registered within a History research group. In this case, the survey carried out refers to the academic-scientific production specifically on the themes of immigration/migrations and federalism. In this sense, the number of papers (dissertations and thesis) from the period between 2001 and 2021 was observed, even though the PPGH of UFRGS was created in 1980 and UFSM's in 2011. We analyzed the quantity/interest in the topic, and if there is in its bibliographic references a demonstration of the dialogue or knowledge of the production carried out within the postgraduate program in History of its University, as well as other programs or “related” areas of other institutions. In this sense, the conclusion was that there was little dialogue between the graduate programs of both educational institutions as well as internally in each one. Even so, it was observed that a certain research group analyzed in this essay was the opposite of these results.
Keywords: Academics Productions. History. Migrations. Federalism.
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