A (AUTO)NARRATIVA E A EXPERIÊNCIA PROMOVENDO A (AUTO)FORMAÇÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MILITAR DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE SANTA MARIA - RS

Autores/as

  • Tatiana Teixeira dos Santos UPF

Resumen

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar como as experiências (auto)formativas contribuem no trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria -RS.  Apresentou-se um breve histórico do CTBM. Analisando o contexto histórico do ambiente escolar e das docentes, quais foram as experiências mais significativas para as educadoras, contribuindo ou não em sua trajetória (auto)formativa para o trabalho docente; os sentidos elaborados por elas sobre suas experiências para trabalho docente no ambiente escolar do ensino militarizado. Os resultados mostraram que as experiências significativas revelam que a educação é compreendida como um processo de (auto)transformação da realidade social onde as educadoras estão inseridas.

Palavras–chave: (Auto)formação, Trabalho docente, História do Ensino militar; Ambiente militarizado.

 

ABSTRACT

This article aims to identify how (self) formative experiences contribute to the teaching work within Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria -RS. A brief history of the CTBM was presented. Analyzing the historical context of the school environment and the teachers, which were the most significant experiences for the educators, contributing or not in their (self) formative trajectory for the teaching work; the meanings elaborated by them about their experiences for teaching work in the school environment of militarized teaching. The results showed that the significant experiences reveal that education is understood as a process of (self)transformation of the social reality where the educators are inserted.

Keywords: (Self)training, Teaching work, History of Military Education; Militarized environment.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Teixeira dos Santos, UPF

Doutorado em História na Universidade de Passo Fundo (UPF), bolsista CAPES, mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - 2018). Atuou como Coord Ped do Projeto Soldado Cidadão e Coord Ped do Programa Forças no Esportes - FAB.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Teixeira dos Santos, T. (2023). A (AUTO)NARRATIVA E A EXPERIÊNCIA PROMOVENDO A (AUTO)FORMAÇÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MILITAR DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE SANTA MARIA - RS. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico Do Rio Grande Do Sul, (164). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/132221