Edital de Seleção de Artigos “Missões jesuítico-guaranis: história, patrimônio e memória” até 1º de fevereiro de 2026
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul vem, por meio deste Edital, tornar público o processo de seleção de produções intelectuais para a sua revista. Os interessados poderão enviar para a seleção suas produções intelectuais conforme o processo abaixo estabelecido. O autor que desejar publicar seu artigo na revista nº 170/2024 deve fazê-lo até 1º de fevereiro de 2026. Link: https://drive.google.com/file/d/1rcBJTz1BbPGbHwE-qM_-ZFj9zgyEG6_9/view?usp=sharing
DOSSIÊ MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
Entre 1609 e 1610, os jesuítas deram início a uma missão entre grupos guaranis que se tornou paradigma das chamadas “reducciones de indios”. Ao se expandirem, estas reduções alcançaram o “Tape”, em áreas do atual Rio Grande do Sul, onde foram fundadas, entre 1626 e 1634, dezoito reduções.
Mesmo que o interesse espiritual estivesse no centro de suas preocupações, o objetivo que os jesuítas acalentavam era o de promover uma transformação profunda na vida dos nativos, envolvendo, também, as esferas do político, do social, do econômico e do cultural em sentido amplo. De tal modo, além de erradicar suas formas tradicionais de religiosidade e de conduzi-los a práticas católicas, também se pretendia mudar seus modos de vestir, de trabalhar, de educar seus filhos, de relacionarem-se com suas esposas, de tratarem suas doenças, de celebrar vitórias, de honrar seus mortos, entre tantas outras coisas. Também, é claro, aspiravam que os indígenas aceitassem viver sob a vassalagem de um rei cristão que pretendia governar povos unificados pela fé.
Considerando que, em 2026, se completam 400 anos da instalação da missão de São Nicolau, na margem esquerda do Rio Uruguai, e visando à reflexão sobre os significados e objetivos da missionação jesuíta e sobre as respostas das populações autóctones em relação a isto, propomos o Dossiê “Missões jesuítico-guaranis: história, patrimônio e memória” a ser publicado pela Revista do Instituto Histórico do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2026. Convidamos, em razão disso, os investigadores que se dedicam ao estudo da história das missões jesuítico-guaranis a contribuírem com o número dedicado à temática, que tem merecido a atenção da historiografia regional, nacional e internacional como fica demonstrado na vasta e diversificada produção bibliográfica existente sobre ela. Serão, também, muito bem vindos, artigos e resenhas que discutam questões ou obras alusivas às comemorações dos “400 anos das missões jesuítas” no Rio Grande do Sul, sua memória e patrimônio, assim como a transcrição comentada de fontes que contemplem a temática central do Dossiê.
Organização do Dossiê:
Profa. Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck
Profa. Dra. Maria Cristina Bohn Martins



