O QUE É UMA COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS? ENSAIO SOBRE O MBITO DE APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS (CISG)

Autores

  • Giovana Machado Etcheverry Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Palavras-chave:

Direito Internacional Privado, CISG, Âmbito de Aplicação, Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias

Resumo

O presente artigo analisa o âmbito de aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre
Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG) a fim de responder ao seguinte questionamento: o que é, afinal, um contrato de compra e venda internacional de mercadorias para fins de aplicação da CISG? Para tanto, foram pesquisados seus requisitos, bem como as suas hipóteses de exclusão, mediante análise legislativa, doutrinária e jurisprudencial, nacional e internacional, estatal e arbitral. Deste modo, os resultados demonstram que a compreensão da esfera de aplicação da Convenção afigura-se tarefa complexa, devendo ser dominada por estudiosos e intérpretes do Direito para a sua correta e uniforme aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Machado Etcheverry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduanda em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estagiária em Judith Martins-Costa Advogados. Editora de CISG-Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

ETCHEVERRY, G. M. O QUE É UMA COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS? ENSAIO SOBRE O MBITO DE APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS (CISG). Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/121527. Acesso em: 29 mar. 2024.