A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79265Palavras-chave:
Educação Física, Tecnologias Educacionais, Pesquisa-Ação.Resumo
Este trabalho apresenta os desafios e as potencialidades da integração detecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de Educação Física no ensino médio de uma escola pública. Para isso, desenvolvemos uma pesquisaação, que consistiu em um processo cíclico de ação-reflexão-ação. Os instrumentos utilizados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. A partir de então, interpretamos que a integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica da Educação Física oferece contribuições para o processo ensinoaprendizagem. As tecnologias proporcionam maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno em tarefas que são realizadas em ambientes virtuais, motiva os alunos a participar de forma colaborativa de atividades em grupo e possibilita maior produção de conhecimento sobre a cultura corporal de movimento tanto pelos alunos quanto pela professora. No entanto, observamos que esse movimento sofre interferência de alguns fatores que dificultam o melhor aproveitamento dos recursos como: baixa fluência tecnológica, tecnologias que não funcionam e pouco tempo para a professora interagir.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
MATTOS MORISSO, M.; GIRARDON DE VARGAS, T.; MARIA MALLMANN, E. A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79265. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).