PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE POSTAGENS EM CHATS E FÓRUNS

Autores

  • Helvia Pereira Pinto Bastos, IFF
  • Magda Bercht UFRGS
  • Leandro Krug Wives UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18100

Palavras-chave:

Presença Social, Comunicação Mediada por Computador, Educação a Distância, Chats e Fóruns Educacionais

Resumo

Trata-se de um estudo de caso feito em chats e fóruns no "Curso de Informática Instrumental para Professores do Ensino Básico" oferecido pelo convênio UAB-IIUFRGS. A pesquisa buscou verificar como os usuários expressam sua presença social – o sentimento de estar junto com outros no ambiente virtual – por meio de suas escolhas lexicogramaticais e por signos lingüísticos típicos do discurso em meio eletrônico. A análise das interações foi feita com base nos critérios de afetividade, interatividade, coesão e intensidade. Verificou-se que ambas as ferramentas de comunicação apresentam ocorrências discursivas semelhantes e que estas permitem aos sujeitos evidenciarem sua participação nos eventos de interação em cursos a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

BASTOS, H. P. P.; BERCHT, M.; WIVES, L. K. PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE POSTAGENS EM CHATS E FÓRUNS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18100. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18100. Acesso em: 29 mar. 2024.