Predição de Desistência em Turmas de Programação Utilizando Sentimentos

Autores

  • Rodrigo N. F. Baessa UFSC
  • Carolina B. Wang UFSC
  • Ricardo J. Pfitscher UFSC
  • Benjamin G. Moreira UFSC
  • Tatiana R. Garcia UFSC
  • Luiz C. Camargo Catolica de SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.145005

Palavras-chave:

Desistência estudantil, aprendizagem de máquina, analise de sentimentos

Resumo

A desistência precoce em disciplinas de programação e um problema frequentemente enfrentado em cursos de graduação. Este artigo avalia o quanto o sentimento dos estudantes da turma pode auxiliar na predição de desistência. Foram utilizados dados de avaliações de desempenho e sentimentos dos estudantes com o uso de métodos de aprendizado de máquina. A análise evidenciou diferenças no desempenho de alunos concluintes, sugerindo a eficácia das variáveis propostas na construção de modelos preditivos, principalmente com a adição do atributo referente aos sentimentos. O estudo contribui para a identificação de estudantes desistentes, permitindo a implementação de intervenções precoces e oferecendo uma abordagem para a predição dessas desistências. Os resultados mostram que a adição da informação de sentimento aumentou em 2% a sensibilidade da classificação e até 30% a precisão dos modelos preditivos.

 

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

BAESSA, R. N. F.; WANG, C. B.; PFITSCHER, R. J.; MOREIRA, B. G.; GARCIA, T. R.; CAMARGO, L. C. Predição de Desistência em Turmas de Programação Utilizando Sentimentos. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 377–386, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.145005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/145005. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais