Análise da diversão percebida em um jogo sério para matemática básica

Autores

  • Diego Fellipe Tondorf UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC
  • Vanessa Andrade Pereira UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.141559

Palavras-chave:

jogos sérios, matemática, educação, projeto de jogos, diversão

Resumo

É a partir da diversão que se obtêm os benefícios associados à experiência de jogar. Caso o jogo não seja divertido, os jogadores podem perder o interesse de jogar. Em relação aos jogos sérios educacionais, há poucos trabalhos na literatura que exploraram a percepção de diversão em relação às várias características do indivíduo. Este trabalho é um esforço nesta direção. Este estudo investiga a percepção da diversão de 327 estudantes ao usar um jogo sério de matemática. Os resultados indicam que a maioria dos participantes achou o jogo divertido, declarou que sorriu ao jogar e expressou interesse em jogar novamente. Não foram encontradas diferenças significativas em termos de diversão entre diferentes sexos (meninos e meninas), tipo de escola (pública ou privada) ou anos escolares (3º, 4º e 5º). Conclui-se que um jogo sério, focado no aprendizado, pode ser considerado divertido, independente das características dos jogadores.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

TONDORF, D. F.; HOUNSELL, M. da S.; PEREIRA, V. A. Análise da diversão percebida em um jogo sério para matemática básica. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 330–339, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141559. Acesso em: 18 maio. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem