Mapas de Trocas Intelectuais: representações para cooperação na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99291Keywords:
Cooperação. Educação a distância. Mapas das Trocas Intelectuais.Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a cooperação em um curso de especialização a distância em uma universidade federal. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar como os processos individuais e interindividuais possibilitam a ocorrência da cooperação intelectual entre os discentes. Elegeu-se a teoria de Jean Piaget para a fundamentação, a fim de auxiliar na compreensão do método de cooperação. Para responder ao problema da pesquisa registraram-se as sequências de interações entre os participantes do curso, traçando-se rotas e desenhando-se Mapas das Trocas Intelectuais. Estes mapas se mostraram como instrumentos profícuos para auxiliar no entendimento das dificuldades e potencialidades de cada discente, bem como da totalidade dos integrantes do curso. O desenho dos mapas permite que se identifiquem os interesses dos discentes, os temas que os motivam, as dificuldades que possam estar enfrentando e as possibilidades de novos encaminhamentos no processo de ensino e aprendizagem, potencializando aprendizagens ativas, cooperativas e autônomas.
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