Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57667Keywords:
Acompanhamento de egresso. Apoio gerencial. Educação a distância.Abstract
O objetivo desta pesquisa é implementar um modelo para gestão da qualidade de cursos com base em avaliações realizadas pelos estudantes egressos. Assim, indicadores-chave sobre a qualidade dos cursos são apresentados aos coordenadores como informações gerenciais e norteadoras. O modelo proposto é pautado por percepções de estudantes que já fizeram o curso e podem realizar comparações com as exigências do mercado de trabalho. Os egressos são considerados em quatro grupos: os que trabalham, os que trabalham e estudam, os que somente estudam e os que nem trabalham e nem estudam. Esses quatro grupos foram alinhados com à expectativa dos coordenadores em relação aos egresso obterem colocação no mercado de trabalho por um período variável de 6 a 24 meses. Ou seja, o módulo proposto atua a partir de parâmetros definidos por prévias manifestações dos coordenadores sobre suas expectativas quanto aos egressos serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Assim, depois de um intervalo de seis meses, após a conclusão do curso, o módulo realiza o acompanhamento dos egressos durante um período de 2 anos. Os resultados desta pesquisa trazem informações significativas para apoiar a gestão quanto à melhoria do curso. Isto pode resultar em currículos de cursos mais focados e qualificados contemplando os atuais alunos do curso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-28
How to Cite
CISLAGHI, R.; MODESTO NASSAR, S.; WILGES, B.; LEONARDI, J.; HIURA LONGO, D. Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57667. Acesso em: 8 may. 2025.
Issue
Section
Avaliação
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).