FrameAGAP: um framework para auxiliar estudantes com dificuldades no estudo das cônicas

Autores

  • Joélia Santos de Lima UFPE,
  • Verônica Gitirana UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121373

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Personalização, Avaliação, Geometria Analítica

Resumo

Com o uso de frequente acompanhamento, feedbacks sobre a aprendizagem dos estudantes e a proposta de um ensino personalizado, a Sala de Aula Invertida vem ganhando espaço nas disciplinas de ciências exatas. Personalizar o ensino não é tarefa fácil e os recursos tecnológicos são uma das alternativas para que professores consigam fazer com agilidade e eficiência. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que objetivou construir e validar o FrameAGAP, um framework para gestão e acompanhamento de aprendizagens personalizadas, para o conteúdo de cônicas, utilizando como metodologia de pesquisa o Design Experiment. Nele, discutem-se as possibilidades do FrameAGAP quanto ao acompanhamento da aprendizagem de uma estudante com dificuldades no estudo das seções cônicas. Como resultados, verificamos que o FrameAGAP possibilitou que estudantes recebessem feedback sobre as atividades propostas, além de recursos e situações que os possibilitaram explorar e mobilizar os conhecimentos necessários para a aprendizagem do conteúdo de cônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SANTOS DE LIMA, J.; GITIRANA, V. FrameAGAP: um framework para auxiliar estudantes com dificuldades no estudo das cônicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 496–505, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121373. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121373. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas