MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática

Authors

  • Bruna Poletto Salton IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105917

Keywords:

Tecnologia Assistiva, MOOCs, Contexto Educacional.

Abstract

Para muitos estudantes com deficiência, o acesso a recursos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) pode ser o diferencial para que tenham autonomia e êxito no contexto educacional. Para viabilizar essa realidade, há demanda crescente por capacitação em TA que chegue até os envolvidos nesse processo, de forma ampla, aberta e gratuita, características estas que podem ser contempladas pela oferta de Massive Open Online Courses (MOOCs). Nesse sentido, foi conduzida uma revisão sistemática para prover uma visão geral do estado corrente da pesquisa relacionada à utilização de MOOCs para oferecer capacitação em TA no contexto educacional. Como resultados, verificouse a quase inexistência de MOOCs sobre TA e que o tema ainda é pouco explorado, mas com grande potencial para atender uma demanda urgente e crescente no contexto educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-07-31

How to Cite

POLETTO SALTON, B.; BERTAGNOLLI, S. MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105917. Acesso em: 1 jul. 2025.