Poesia em Libras: expressão e compreensão a partir de vídeos na educação de surdos

Autores

  • Karin Lisiane Wentzel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caroline Bohrer do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99556

Palavras-chave:

Surdos, vídeos, educação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso de uma filmagem em vídeo de duas poesias em Libras em uma escola pública bilíngue para surdos. Baseia-se em referenciais teóricos sobre educação de surdos, cultura visual e o uso das tecnologias como potencial de compartilhamento e registro da língua de sinais. Os dados apresentados compõem parte de uma pesquisa no formato de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento aplicado, é um vídeo com duas poesias em língua de sinais. A análise do vídeo é feita pelo grupo focal, formado por alunos surdos fluentes em Libras, através de um questionário com roteiro semiestruturado. Destaca-se ser primordial na educação de surdos o uso de tecnologias visuais como forma de registro documental, como forma de compartilhamento de conteúdos escolares e de publicações em repositórios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

LISIANE WENTZEL, K.; BOHRER DO AMARAL, C. Poesia em Libras: expressão e compreensão a partir de vídeos na educação de surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 679–688, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99556. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99556. Acesso em: 27 jan. 2023.