Modelo Pedagógico de M-Learning em Sala de Aula Invertida (MLSAI): Reflexões Sobre o Uso de Recursos Tecnológicos

Autores

  • Ernane Rosa Martins IFG, Brasil
  • Luís Manuel Borges Gouveia UFP, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99524

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, M-learning, Recursos Tecnológicos.

Resumo

O ML-SAI é um modelo pedagógico que visa orientar atividades de mlearning, tendo como fundamentação a metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida (SAI). Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação do ML-SAI em cursos de nível Superior e Médio em uma instituição de ensino, com o uso dos smartphones dos próprios alunos e promover algumas reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Edmodo. Os resultados encontrados possibilitaram observar que as orientações do MLSAI permitiram uma boa integração entre os recursos tecnológicos e o ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ROSA MARTINS, E.; MANUEL BORGES GOUVEIA, L. Modelo Pedagógico de M-Learning em Sala de Aula Invertida (MLSAI): Reflexões Sobre o Uso de Recursos Tecnológicos. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 407–416, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99524. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99524. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação