Dispositivos móveis como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em fundoscopia

Autores

  • Márcia Benevides Damasceno Centro Universitário Christus
  • Laura da Silva Girão Lopes Centro Universitário Christus
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Kubrusly Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99522

Resumo

A fundoscopia é fundamental no diagnóstico de doenças oculares e sistêmicas,
porém, pouco priorizada na educação médica. Os dispositivos móveis estão cada vez mais inseridos no contexto da educação médica, sendo portanto, essencial a sua utilização com finalidades educacionais. Esse estudo objetivou: desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em fundoscopia e retinopatia diabética (RD) destinado a estudantes de medicina; avaliar a sua usabilidade e utilidade no ensino em fundo de olho e RD, além de criar um adaptador portátil para captura de imagem do fundo de olho através desse mesmo aplicativo. Os resultados indicaram um bom nível de usabilidade do aplicativo, que foi ainda considerado uma ferramenta útil para o aprendizado dos estudantes. O adaptador portátil desenvolvido permitiu a fácil obtenção de imagens digitais da retina.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

BENEVIDES DAMASCENO, M.; DA SILVA GIRÃO LOPES, L.; MARÇAL DE BARROS FILHO, E.; KUBRUSLY, M. Dispositivos móveis como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em fundoscopia. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 386–396, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99522. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99522. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação