Relato sobre uso da robótica educacional na discussão de gráficos em cinemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual

Autores

  • Josemar de Siqueira Escola Estadual Básica Laércio Caldeira de Andrada
  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99520

Palavras-chave:

Cinemática. Análise de gráficos. Robótica educacional.

Resumo

Diversos trabalhos na área de ensino de Física apontam que os estudantes, em
diferentes níveis de ensino, apresentam dificuldades na construção e interpretação de gráficos em cinemática. Nesse contexto, a robótica educacional possibilita uma abordagem diferente da tradicional. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve relato, alguns resultados e os principais aspectos positivos e dificuldades dos estudantes participantes após a aplicação de uma sequência didática que utiliza essa ferramenta para o ensino e aprendizagem de gráficos para o estudo do movimento retilíneo uniforme. As aulas ocorreram em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de São José (SC). A análise das questões do pré e do pós-teste apontam uma diferença estatística entre as medianas do número de acertos e que a magnitude dessa diferença pode ser importante. Os principais aspectos positivos apresentados pelos estudantes são referentes ao aprendizado: de coisas novas, sobre análise de gráficos e programação. As principais dificuldades estão relacionadas a: análise gráfica e a programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DE SIQUEIRA, J.; JOSÉ SENA DOS SANTOS, P. Relato sobre uso da robótica educacional na discussão de gráficos em cinemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 366–375, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99520. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99520. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional