ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE REALIDADE AUMENTADA E LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Priscila Cadorin Nicolete PPGIE, UFRGS
  • Eduardo Tocchetto de Oliveira Júnior IFSC
  • Marta Adriana Cristiano UFSC
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE, UFRGS
  • Eduardo de Vila UFSC
  • Juarez Bento da Silva PPGTIC, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99491

Palavras-chave:

Laboratório Remoto, Realidade Aumentada, Tecnologia educacional

Resumo

Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um design quase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CADORIN NICOLETE, P.; TOCCHETTO DE OLIVEIRA JÚNIOR, E.; ADRIANA CRISTIANO, M.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; DE VILA, E.; BENTO DA SILVA, J. ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE REALIDADE AUMENTADA E LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE FÍSICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 345–355, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99491. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99491. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação