Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual

Autores

  • Arley Carvalho CERTEC / IFMA
  • Ariel Teles IFMA
  • Davi Viana UFMA
  • Francisco José Silva UFMA
  • Luciano Coutinho UFMA
  • Silmar Teixeira UFPI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99481

Palavras-chave:

Ensino de Física Básica, Objetos Digitais de Aprendizagem, Simuladores Virtuais.

Resumo

Este trabalho discute as dificuldades que os estudantes enfrentam no estudo da Física e investiga a influência do uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), especificamente os simuladores virtuais, partindo da hipótese que contribuem para o aumento da motivação e interesse dos estudantes. Para isso, realizou-se em uma escola pública a aplicação de um questionário que forneceu informações sobre o contexto escolar e as aspirações deles quanto às metodologias de ensino. Após a aplicação do questionário, foi analisado como os simuladores virtuais disponíveis no portal PhET influenciam os estudantes, em que ficou evidente que os ODAs do tipo simuladores virtuais podem contribuir para a aprendizagem dos alunos e não devem ser usados como uma solução única e definitiva para os problemas de aprendizagem em Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CARVALHO, A.; TELES, A.; VIANA, D.; JOSÉ SILVA, F.; COUTINHO, L.; TEIXEIRA, S. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 263–272, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99481. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99481. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais