Mapeamento Ontológico para Classificar Mensagens Significativas em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem em Estatística

Autores

  • Andressa Oliveira Souza UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa UTFPR
  • Helyane Bronoski Borges UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99473

Palavras-chave:

Colaboração. Avaliação de Mensagens. Ontologias.

Resumo

Este artigo descreve um mapeamento ontológico para avaliar mensagens significativas entre indivíduos em um ambiente colaborativo de atividades. A ontologia proposta foi aplicada nas mensagens trocadas entre os participantes do Collabora, que é um ambiente de aprendizagem colaborativa para promover a colaboração entre os alunos por meio de um chat e permite a troca de mensagens, links e arquivos para a resolução de atividades. Como resultado o mapeamento proposto permitiu a identificação das mensagens relacionadas ao domínio, a afetividade e valorização de autonomia.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

OLIVEIRA SOUZA, A.; NASSER MATOS, S.; CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; BRONOSKI BORGES, H. Mapeamento Ontológico para Classificar Mensagens Significativas em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem em Estatística. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 224–233, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99473. Acesso em: 26 fev. 2024.