Mapeamento Ontológico para Classificar Mensagens Significativas em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem em Estatística

Autores

  • Andressa Oliveira Souza UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa UTFPR
  • Helyane Bronoski Borges UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99473

Palavras-chave:

Colaboração. Avaliação de Mensagens. Ontologias.

Resumo

Este artigo descreve um mapeamento ontológico para avaliar mensagens significativas entre indivíduos em um ambiente colaborativo de atividades. A ontologia proposta foi aplicada nas mensagens trocadas entre os participantes do Collabora, que é um ambiente de aprendizagem colaborativa para promover a colaboração entre os alunos por meio de um chat e permite a troca de mensagens, links e arquivos para a resolução de atividades. Como resultado o mapeamento proposto permitiu a identificação das mensagens relacionadas ao domínio, a afetividade e valorização de autonomia.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

OLIVEIRA SOUZA, A.; NASSER MATOS, S.; CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; BRONOSKI BORGES, H. Mapeamento Ontológico para Classificar Mensagens Significativas em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem em Estatística. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 224–233, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99473. Acesso em: 5 fev. 2023.