Um Jogo Móvel Baseado em Localização para Motivar e Acompanhar Estudantes no Processo de EnsinoAprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99466Palavras-chave:
jogo móvel baseado em localização, realidade aumentada, engajamento, ensinoaprendizagem.Resumo
Diante do atual contexto educacional, percebese dificuldade em motivar e envolver os estudantes nas atividades escolares por meio de métodos tradicionais de ensino. Pesquisadores acreditam que esta insatisfação pode ser causada pelo fato de que os jovens que convivem com mídias digitais em seu dia a dia tenham dificuldades para aprender por meio dos métodos tradicionais. Assim, este artigo desenvolveu um Jogo Móvel Baseado em Localização (JMBL) com recursos de Realidade Aumentada (RA). O objetivo é proporcionar aos estudantes um ambiente lúdico e motivador para atividades escolares. Por meio de uma avaliação ergonômicopedagógica, os resultados demonstraram que o JMBL projetado permite uma experiência agradável ao usuário e possui uma estrutura pedagógica capaz de contribuir significativamente para a aprendizagem do estudante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
EDUARDO COSTA LAURINDO, L.; RODRIGUES DE MOURA, I.; ROMÁRIO PINHEIRO DOS SANTOS, M. Um Jogo Móvel Baseado em Localização para Motivar e Acompanhar Estudantes no Processo de EnsinoAprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 163–172, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99466. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99466. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Jogos educacionais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).