Gamificação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Estudantes Surdos: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99434Palavras-chave:
Tecnologia. Língua de Sinais. Motivação.Resumo
Este estudo investiga as potencialidades e fragilidades da gamificação no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, a partir de uma revisão sistemática da literatura em artigos, teses e dissertações disponíveis nas bases de dados SciELO, Science Direct, ERIC, Scopus, Web Of Science, IEEE Xplore Digital Library, Advanced Technologies & Aerospace Database, Teses e Dissertações CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações por meio dos descritores gamificação e surdos. Os resultados mostraram que as potencialidades em utilizar a gamificação na educação de alunos surdos estão relacionadas à utilização dos elementos dos games como agentes potencializadores (motivação, interação e aumento do interesse dos estudantes no desenvolvimento das tarefas) para contribuir em sua formação. A gamificação é abordada de forma inclusiva, auxiliando na compreensão de conceitos das diversas áreas do conhecimento e na aprendizagem da língua de sinais como meio de comunicação.
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