Uma Proposta de Boas Práticas para o Ensino Colaborativo de Programação de Computadores

Autores

  • Aline Zanin Programa de Pós-Graduação em Ciência da computação (PPGCC) – PUCRS
  • Adalto Selau Sparremberger Escola de Tecnologia da Informação – Centro Universitário FADERGS Escola de Tecnologia da Informção – Faculdade Senac Porto Alegre (FSPOA)
  • Jorge L. V. Barbosa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) – UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99292

Palavras-chave:

ensino, colaborativo, programac¸ ˜ao, pr´aticas

Resumo

A programação de computadores ´e uma atividade complexa, que envolve saberes associados a diversas áreas de conhecimento. Por isso, os professores desta área precisam estar continuamente, desenvolvendo formas de ensinar e ajudar os alunos a reduzirem a dificuldade no aprendizado. Este trabalho realizou uma survey, em formato de questionário, que foi enviada para programadores, visando entender como estes aprenderam a programar, quais as formas de ensino que mais auxiliaram neste processo e o que eles mudariam na forma como foram ensinados a programar. Este trabalho apresenta uma proposta de sugestões para apoio aos professores na tarefa de estruturação das aulas de programação. Esta proposta considera o ensino colaborativo de programação através de ferramentas adequadas para a aplicação de cada uma das práticas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ZANIN, A.; SELAU SPARREMBERGER, A.; L. V. BARBOSA, J. Uma Proposta de Boas Práticas para o Ensino Colaborativo de Programação de Computadores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 41–50, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99292. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99292. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador