Ambientes colaborativos para a produção e o compartilhamento de atividades de aprendizagem: análise dos ambientes WebCollage, LDshake e ILDE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99232Palavras-chave:
tecnologia educacional, design da aprendizagem, artefato de mediaçãoResumo
Learning Design (LD) ou Design da Aprendizagem é uma área de pesquisa que tem por objetivo tornar mais explícito o processo de desenvolvimento de atividades de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais, fomentando o uso de estratégias e de ferramentas para o registro e o compartilhamento dessas atividades. Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar ferramentas para representar e compartilhar atividades de aprendizagem. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a) revisão de literatura, para identificar ambientes citados em artigos científicos publicados no periódico Computers & Education entre 2010-2019; b) a análise desses ambientes por meio da observação on-line. Resultados mostram que WebCollage e LDShake foram os ambientes mais citados. Entretanto, eles foram integrados a uma plataforma completa chamada Integrated Learning Design Environment (ILDE).
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