Ambientes colaborativos para a produção e o compartilhamento de atividades de aprendizagem: análise dos ambientes WebCollage, LDshake e ILDE

Autores

  • Patrícia Scherer Bassani
  • Carla Reis Universidade Feevale
  • Pedro Henrique Petry de Faria Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99232

Palavras-chave:

tecnologia educacional, design da aprendizagem, artefato de mediação

Resumo

Learning Design (LD) ou Design da Aprendizagem é uma área de pesquisa que tem por objetivo tornar mais explícito o processo de desenvolvimento de atividades de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais, fomentando o uso de estratégias e de ferramentas para o registro e o compartilhamento dessas atividades. Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar ferramentas para representar e compartilhar atividades de aprendizagem. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a) revisão de literatura, para identificar ambientes citados em artigos científicos publicados no periódico Computers & Education entre 2010-2019; b) a análise desses ambientes por meio da observação on-line. Resultados mostram que WebCollage e LDShake foram os ambientes mais citados. Entretanto, eles foram integrados a uma plataforma completa chamada Integrated Learning Design Environment (ILDE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Scherer Bassani

Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

SCHERER BASSANI, P.; REIS, C.; HENRIQUE PETRY DE FARIA, P. Ambientes colaborativos para a produção e o compartilhamento de atividades de aprendizagem: análise dos ambientes WebCollage, LDshake e ILDE. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 1–10, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.99232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99232. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem