Inteligência Social de uma cidade: escutar e aprender os contextos narrados pelo cidadão em meios as redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.96171Palavras-chave:
Este estudo apresenta como objetivo a criação de um modelo tecnológico de escuta e interação de modo a qualificar a relação da população com sua cidade via produção de conhecimento em redes sociais digitais. Essa modelagem é composta por três eResumo
Este estudo apresenta como objetivo a criação de um modelo tecnológico de escuta e interação de modo a qualificar a relação da população com sua cidade via produção de conhecimento em redes sociais digitais. Essa modelagem é composta por três etapas: um sistema de mineração de dados no qual combinamos diversas técnicas para a descoberta de conhecimento, resultando na escuta coletiva do cidadão, gerando a partir disso, termos representativos “sociais” (de todos); a compreensão destes termos como representações sociais de contextos, através de uma Análise Iimplicativa Hierárquica (A.S.I.) buscando a visualização a similaridade de diferentes percursos associativos; e uma última etapa de intervenção social, durante a qual é prevista a atuação de um chatbot visando uma conscientização da papulação acerca inteligência social da cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-28
Como Citar
RIOS KWECKO, V.; PEREIRA DE TOLÊDO, F.; MORAES, G.; SILVA DA COSTA BOTELHO, S. Inteligência Social de uma cidade: escutar e aprender os contextos narrados pelo cidadão em meios as redes sociais. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 183–192, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96171. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96171. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Inteligência Artificial na Educação
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).