A utilização dos vídeos educacionais do YouTube na Licenciatura em Matemática: presencial e a distância

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher UFRGS/UFPel
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz
  • Vanderlei Folmer Unipampa/Campus Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95950

Palavras-chave:

YouTube, Vídeos educacionais, Formação inicial, Professor de Matemática.

Resumo

Esta pesquisa problematiza o uso de vídeos educacionais do YouTube na formação do professor de Matemática. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário misto (perguntas abertas e fechadas), tendo como sujeitos 67 acadêmicos da Licenciatura em Matemática das duas modalidades: 45 presencial e 22 a distância. Os dados foram analisados e apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras, indicando os altos índices de utilização de vídeos do YouTube, sendo 100% no curso a distância. Público também responsável pela maior quantidade de vídeos assistidos no semestre. Em relação à disciplina que origina a maior busca por vídeos está o cálculo seguido da Matemática. Considerando a popularização do YouTube, reflete-se sobre a necessária discussão pedagógica, no processo de formação do professor de Matemática.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

DENIZE OTT FELCHER, C.; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, C.; FOLMER, V. A utilização dos vídeos educacionais do YouTube na Licenciatura em Matemática: presencial e a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 577–586, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95950. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95950. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Vídeo educacional