Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores: uma experiência de Sala de Aula Invertida no 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95947Palavras-chave:
formação continuada de professores, metodologias ativas, sala de aula invertida, Schoology.Resumo
Formação Continuada de Professores é uma área que se destaca entre os temas
que discutem Educação, com inegável importância da participação do docente no
processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Neste contexto foi desenvolvido um curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental e da Fase IX da Educação de Jovens e Adultos oferecida na plataforma Schoology. Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um curso de formação continuada para professores da rede municipal de Itaperuna (RJ) com ênfase em Metodologias Ativas e a aplicação por uma docente de Matemática participante do curso, de uma Sequência Didática com conteúdos de estatística básica que foi desenvolvida durante a formação continuada, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida. A pesquisa é descrita como qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram questionário e observação. O curso foi avaliado de modo positivo pelos professores, que consideram necessário o aperfeiçoamento da prática pedagógica. A docente que aplicou a metodologia Sala de Aula Invertida também descreveu ter sido excelente, sendo o professor um facilitador desse processo. Conclui-se que a qualificação com metodologias ativas tende a produzir bons resultados em sala de aula.
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