Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores: uma experiência de Sala de Aula Invertida no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • João Manoel Magalhães Cruz SEMED
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes IFFluminense
  • Analice de Oliveira Martins IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95947

Palavras-chave:

formação continuada de professores, metodologias ativas, sala de aula invertida, Schoology.

Resumo

Formação Continuada de Professores é uma área que se destaca entre os temas
que discutem Educação, com inegável importância da participação do docente no
processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Neste contexto foi desenvolvido um curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental e da Fase IX da Educação de Jovens e Adultos oferecida na plataforma Schoology. Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um curso de formação continuada para professores da rede municipal de Itaperuna (RJ) com ênfase em Metodologias Ativas e a aplicação por uma docente de Matemática participante do curso, de uma Sequência Didática com conteúdos de estatística básica que foi desenvolvida durante a formação continuada, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida. A pesquisa é descrita como qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram questionário e observação. O curso foi avaliado de modo positivo pelos professores, que consideram necessário o aperfeiçoamento da prática pedagógica. A docente que aplicou a metodologia Sala de Aula Invertida também descreveu ter sido excelente, sendo o professor um facilitador desse processo. Conclui-se que a qualificação com metodologias ativas tende a produzir bons resultados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

MANOEL MAGALHÃES CRUZ, J.; MORAES DE ALMEIDA LOPES, A.; DE OLIVEIRA MARTINS, A. Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Formação Continuada de Professores: uma experiência de Sala de Aula Invertida no 9º ano do Ensino Fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 547–556, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95947. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95947. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC