Estratégia didáctica para o desenvolvimento das práticas laboratoriais de electromagnetismo.

Autores

  • Carlos Abilio Alejandro Alfonso Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95900

Palavras-chave:

estratégia, práticas, laboratórios, Electromagnetismo, simulação.

Resumo

Está abordada uma pesquisa a cerca da concepção de uma estratégia didáctica para o desenvolvimento das práticas laboratoriais de Electromagnetismo, com objectivo de potenciar uma aprendizagem activa nas carreiras de licenciatura em Física e Licenciatura em Meteorologia no Departamento de Física (DF) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com apoio das Tecnologias da Informação e as Comunicações (TIC). A estratégia didáctica sustenta a concepção das actividades no enfoque histórico-cultural do Vigotsky, oferece os fundamentos e os modos de actuação pedagógica. As necessidades e potencialidades do Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) proporcionaram os elementos empíricos para a confecção da estratégia proposta. A informação é obtida a partir da aplicação de diferentes métodos e técnicas. Para facilitar a compreensão dos conteúdos e a utilização das TIC no PEA seleccionou-se dentro do um micro portal multimédia, interactivo e inter-relacionado que identificasse como Física Virtual na Universidade Eduardo Mondlane (FIVUEM), as simulações, vídeos, materiais didácticos diversos e as práticas virtuais de Electromagnetismo, para além das práticas laboratoriais reais existentes nos laboratórios de ensino do DF. Especifica-se o requisito prévio, na consideração de aplicar nesta estratégia didáctica em outras disciplinas dentro da UEM o de outros Centro de Educação Superior; e também enumeram-se uas condições de aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

ABILIO ALEJANDRO ALFONSO, C. Estratégia didáctica para o desenvolvimento das práticas laboratoriais de electromagnetismo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 486–496, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95900. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC