Whatsapp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química

Autores

  • Ingrid Maliszewski Paczkowski IQ-UFRGS
  • Camila Greff Passos IQ-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95799

Palavras-chave:

Whatsapp, aprendizagem colaborativa, educação não formal.

Resumo

Neste trabalho de natureza qualitativa, foi realizado um estudo com o objetivo
de avaliar as potencialidades do uso do Whatsapp como ferramenta pedagógica no
ensino de Química. Para tanto, foi criado um grupo no Whatsapp com alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, como um espaço de educação não formal para fomentar o processo de ensinoaprendizagem. Conforme os registros no diário de campo e dos dados coletados com questionários, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso do aplicativo possibilitaram a troca de vídeos, informações e discussões acerca da matéria estudada em sala de aula. Neste sentido, fortaleceram as interações entre alunos e professora na construção dos conhecimentos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

MALISZEWSKI PACZKOWSKI, I.; GREFF PASSOS, C. Whatsapp: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Química. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 316–325, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95799. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95799. Acesso em: 28 mar. 2024.