A utilização do e-polos na seleção de municípios para instalação de polos de apoio presencial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95713Palavras-chave:
Apoio à tomada de decisão, Educação a distância, Polos de apoio presencial.Resumo
polo de apoio presencial representa um importante papel na oferta de cursos de educação a distância no Brasil, sua localização é fundamental para a permanência dos estudantes em um curso a distância. Este estudo teve como objetivo demonstrar a eficácia da ferramenta e-Polos no auxílio à tomada de decisão dos gestores na seleção de municípios para instalação de polos de apoio presencial. O e-Polos foi desenvolvido por meio do método de apoio multicritério Analytic Network Process (ANP) em Excel e Visual Basic for Application (VBA), utilizando cinco critérios para localização dos polos, são eles: população residente, domicílios com computador, domicílios com internet, números de escolas que oferecem o ensino médio e proximidade a outro município que possua um polo de apoio presencial. O e-Polos foi aplicado em um cenário composto por três municípios na região Noroeste Fluminense, onde não existe ensino superior público e nem polos de apoio presencial, são eles: Aperibé, Cambuci e Italva. O e-Polos selecionou o município de Italva, com 41,30%, para receber um polo de apoio presencial para cursos de educação a distância. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do e-Polos para selecionar o município que apresenta a condição mais favorável para instalação do polo.Downloads
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Publicado
2019-07-28
Como Citar
MARTINS CARVALHO DA SILVA, F. A utilização do e-polos na seleção de municípios para instalação de polos de apoio presencial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 113–123, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95713. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95713. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Educação a distância
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