Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs: um mapeamento sistemático

Autores

  • Napoliana Silva de Souza PPGIE/UFRGS
  • Leandro Krug Wives PPGIE/UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95710

Palavras-chave:

MOOCs, learning analytics, tendências.

Resumo

Técnicas de learning analytics têm sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes análises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistemático em quatro bases de dados com o propósito de verificar quais as tendências inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o período de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a análise do engajamento dos estudantes, investigações relativas à conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a análise de desempenho dos estudantes são as temáticas mais frequentes.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

SILVA DE SOUZA, N.; KRUG WIVES, L.; TRINDADE PERRY, G. Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs: um mapeamento sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 82–92, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95710. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95710. Acesso em: 8 maio. 2025.