Pensamento computacional: uma proposta de oficina para a formação de professores

Autores

  • Paulo Antonio Pasqual Júnior UCS
  • Simone de Oliveira UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95707

Palavras-chave:

Pensamento Computacional. Formação de Professores. Programação Visual.

Resumo

ensino de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional estão sendo adotados em diversas escolas no Brasil e no mundo, abrindo espaço para a discussão da formação de professores nesse contexto. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de oficina introdutória para a formação de professores, tendo sido realizado por meio de um estudo de caso, com natureza qualitativa. Como método, foi utilizada a observação do participante e a aplicação de dois questionários em uma oficina de formação de professores. A análise dos dados se deu com a escolha da análise de discurso para as questões abertas e com análise estatística descritiva para as questões quantitativas. Os resultados da investigação revelaram que os professores, em sua maioria, desconhecem a temática e, consequentemente, apresentam dificuldades em reconhecer a importância do uso do PC.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

ANTONIO PASQUAL JÚNIOR, P.; DE OLIVEIRA, S. Pensamento computacional: uma proposta de oficina para a formação de professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 62–71, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95707. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95707. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador