Planejamento, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem gamificado

Autores

  • Isadora Lopes Barbosa Vasconcellos IFFluminense
  • Annabell Del Real Tamariz UENF
  • Silvia Cristina Freitas Batista IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95663

Palavras-chave:

gamificação. ambiente virtual de aprendizagem gamificado. gamificação na educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
gamificado, que visa ampliar a motivação e o engajamento dos alunos. Após serem elencados e desenvolvidos os recursos de gamificação do AVA, foi elaborado um curso sobre Lógica de Programação para alunos de um curso Técnico de Informática, tendo em vista a experimentação do ambiente. Antes da efetivação do curso, foi realizada uma avaliação da usabilidade do AVA e da adequação dos materiais instrucionais aos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e ao público-alvo. Os dados, coletados por questionários e analisados qualitativamente, sinalizaram resultados positivos e as sugestões contribuíram para o aprimoramento do AVA e dos materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

LOPES BARBOSA VASCONCELLOS, I.; DEL REAL TAMARIZ, A.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem gamificado. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 21–30, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95663. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95663. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem