A integração da realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral paranaense
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95655Palavras-chave:
Realidade aumentada, Ensino e aprendizado de matemática, Tecnologia educacional.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de discutir a integração da tecnologia digital Realidade aumentada como recurso em sala. Participaram da pesquisa 123 estudantes do ensino médio de cinco turmas de colégios de um município do litoral paranaense. Fez parte da metodologia a criação do material didático impresso e interativo a um aplicativo PolyedRA especialmente desenvolvido para ser aplicado nesta pesquisa. Verificou-se que o ambiente de sala de aula mediada pela Realidade aumentada foi capaz de proporcionar aprendizagem, cooperação, confiança, autonomia e interações entre os estudantes e com o professor. Assim, esta pesquisa traz contribuições para novas investigações sobre a integração de tecnologias digitais em sala de aula.Downloads
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Publicado
2019-07-28
Como Citar
DE CÁSSIO MACEDO, A.; ROGES TEIXEIRA GÓES, A. A integração da realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral paranaense. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95655. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95655. Acesso em: 8 maio. 2025.
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