Planejamento e Aplicação de Flipped Classroom para o Ensino de Teste de Software
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89308Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa. Ensino de Computação. Teste de Software.Resumo
Em geral, os alunos de Computação não estão motivados para aprender teste
de software. Eles preferem aprender programação em oposição a aprender a testar um programa. Diante disso, estudos mencionaram sobre investir em outros modelos pedagógicos, a fim de tornar o aprendizado mais atraente. O Flipped Classroom surge como uma proposta interessante, pois concentra-se no uso da sala de aula para a construção de conhecimento e não apenas para a transmissão de informações. No entanto, a adotação do modelo exige esforços por parte do professor, porque ele precisa preparar um conjunto de atividades a serem aplicadas eficientemente nos três momentos deste modelo. Além disso, o professor precisará estabalecer um conjunto de mecanismos de apoio a serem utilizados pelos alunos durante o ensino. A fim de contribuir para o ensino de teste de software, este artigo apresenta uma abordagem para apoiar o planejamento e a aplicação da Flipped Classroom para este domínio de ensino. Também são apresentados os resultados da aplicação da abordagem em uma aula de Engenharia de Software. Com base nos resultados, as lições aprendidas e as perspectivas futuras são apresentadas e discutidas.
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