Um Sistema para o Monitoramento das Atividades de Programação Para Alunos Iniciantes

Autores

  • Patricia Padula Lopes Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650 – 96.413-172 – Bagé – RS – Brasil
  • Thiago Ferreira Dantas Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650 – 96.413-172 – Bagé – RS – Brasil
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650 – 96.413-172 – Bagé – RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89304

Palavras-chave:

Sistema, Monitoramento, Programação, Alunos.

Resumo

Este trabalho apresenta uma possível solução às dificuldades encontradas pelos professores no atendimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos iniciantes em disciplinas de Algoritmos e Programação, através de um sistema de monitoramento, o CFacil+. Utiliza-se, para isto, a ferramenta implementada por GOMES et al. (2016) que foi adaptada a um ambiente de redes cliente e servidor, de forma a possibilitar que o professor acompanhe o desempenho dos alunos nas tarefas propostas em sala de aula, fornecendo assistência àqueles estudantes que mais necessitam de auxílio durante as atividades. As avaliações dos docentes em relação a utilização do sistema, apontaram para o CFacil+ como uma alternativa de auxílio ao ensino das disciplinas introdutórias de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

PADULA LOPES, P.; FERREIRA DANTAS, T.; MARCELO HOFF DO AMARAL, Érico. Um Sistema para o Monitoramento das Atividades de Programação Para Alunos Iniciantes. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 464–473, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89304. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89304. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Software livre na educação