PlanetARio – Uso da Real idade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar

Autores

  • Paulo Henrique da Silva Ferreira ICT/Unifesp,
  • Ezequiel Roberto Zorzal ICT/Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89267

Palavras-chave:

realidade aumentada, aprendizagem móvel, sistema solar, ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta uma aplicação de Realidade Aumentada voltada para
apoiar o ensino de conteúdos relacionados ao Sistema Solar, principalmente em
situações onde a visualização da diferença de tamanho entre os corpos celestes é
importante. A aplicação possui três experimentos para apoiar o ensino: escala dos
corpos celestes do Sistema Solar; animação referente à translação e rotação do Sistema Solar e; a apresentação, em tempo real, das informações referentes ao clima do planeta Terra. A aplicação foi utilizada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e apresentou resultados positivos no teste de usabilidade efetuado. A aplicação está disponível gratuitamente e pode ser executada em smartphones ou tablets utilizando apenas o navegador nativo de Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

HENRIQUE DA SILVA FERREIRA, P.; ROBERTO ZORZAL, E. PlanetARio – Uso da Real idade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 281–290, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89267. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89267. Acesso em: 23 abr. 2025.