Desenvolvimento e validação de um instrumento para mapear e avaliar competências no processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola

Autores

  • Franciane de Araújo Soares IFAM
  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho IFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89246

Palavras-chave:

Avaliação, Instrumentos, Competência, Língua Espanhola.

Resumo

Neste artigo, é apresentado o processo de construção e validação de um instrumento para mapear e avaliar competências relacionadas ao processo de ensinoaprendizagem de Língua Espanhola. O estudo foi desenvolvido em três etapas: definição do construto teórico, com base em um levantamento bibliográfico e documental; elaboração e validação do instrumento, com ênfase na avaliação da pertinência, clareza, semântica e representatividade dos itens. Os procedimentos metodológicos incluem uma abordagem quantitativa, com análise de frequência de palavras para elaboração dos itens de avaliação e qualitativa. O instrumento mostra-se relevante para auxiliar na coleta de informações que podem contribuir para a identificação das necessidades e dificuldades dos estudantes, com relação à aquisição e desenvolvimento de saberes, habilidades e atitudes referentes ao uso da língua-alvo.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

DE ARAÚJO SOARES, F.; MARIA WEIRICH DA SILVA COELHO, I. Desenvolvimento e validação de um instrumento para mapear e avaliar competências no processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 341–350, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89246. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89246. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais