VLA Dashboard: Um Mecanismo para Visualização do Desempenho de Estudantes de Matemática no Ensino Médio

Autores

  • Euler Vieira da Silva PPGI – IComp – UFAM / IFAM Campus Maués
  • José Francisco de Magalhães Netto PPGECIM/PPGI – IComp – UFAM
  • Ricardo Augusto Lima de Souza PPGECIM – ICE – UFAM / UFAM Coari

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89234

Palavras-chave:

avaliação em matemática, dashboard, learning analytics, sistemas multiagente, visualização.

Resumo

Este artigo descreve as contribuições do uso de um mecanismo VLA Dashboard para visualização do desempenho de estudantes do Ensino Médio em avaliações de Matemática Básica aplicadas no Moodle. Diante disso, empregou-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Em seguida, a coleta foi aplicada em três etapas: pré-Teste, oficina de capacitação e aplicação de avaliação diagnóstica pelos professores. Também, foi usado o Modelo de Aceitação de Tecnologia para os questionários. Os resultados apontam que o uso das técnicas de Visualização da Informação, learning analytics e abordagem multiagente contribuem para melhorar os diagnósticos das atividades avaliativas do professor.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, E.; FRANCISCO DE MAGALHÃES NETTO, J.; AUGUSTO LIMA DE SOUZA, R. VLA Dashboard: Um Mecanismo para Visualização do Desempenho de Estudantes de Matemática no Ensino Médio. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 484–494, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89234. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89234. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC