Livro Didático de Ensino Médio, Geometria e a Presença das Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89217Palavras-chave:
Educação Matemática. Software. CalculadoraResumo
O presente texto é fruto de uma pesquisa em andamento, que dentre seus objetivos está a análise da integração das tecnologias aos livros didáticos de Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e visa instigar a reflexão sobre as contribuições de diferentes recursos didáticos (tecnologias digitais em particular) às práticas dos professores com livros didáticos. Neste artigo o foco é apresentar parte dos resultados, advindos da análise de atividades de cinco coleções de livros didáticos do Ensino Médio no âmbito das propostas de uso das tecnologias no desenvolvimento de conteúdos de Geometria. Os resultados apontam a pouca presença das tecnologias digitais nos livros do Ensino Médio, sendo raras as atividades que apresentam questões de investigação, de exploração visual de figuras geométricas, e de utilização de softwares de geometria dinâmica, que abordam aspectos do dinamismo desse recurso. A maioria delas se limita à realização e conferência de cálculos. Espera-se que haja uma mudança desse quadro, uma vez que desde 2014 Objetos Educacionais Digitais têm sido incorporados aos livros didáticos, com a proposta de haver uma maior integração das tecnologias ao tradicional recurso impresso que o professor usa para desenvolvimento de suas aulas.
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