Analisando a Participação e a Aprendizagem em Comunidades Virtuais a partir da Teoria de Barbara Rogoff.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86041Palavras-chave:
avaliação processual, comunidades virtuais, Barbara Rogoff.Resumo
O avanço nas telecomunicações tem viabilizado formas cada vez mais sofisticadas de interação social entre indivíduos geograficamente distantes. Estes recursos têm sido utilizados para diversos fins, dentre eles viabilizar o surgimento das comunidades virtuais de aprendizagem. No entanto, ainda há uma carência de instrumentos que auxiliem na avaliação processual da aprendizagem nestes contextos. Neste artigo, é discutida a adequabilidade da teoria sociocultural de Barbara Rogoff, em especial a noção dos “planos de análise”, como estratégia para avaliar de forma processual a aprendizagem em comunidades virtuais. São apresentados os principais construtos da teoria, os trabalhos encontrados na literatura que a utilizam no contexto de comunidades virtuais, e as possibilidades de investigação ainda não exploradas.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
A. DOURADO, R.; E. MARQUES-LAURENDON, C.; LINS RODRIGUES, R.; SANDRO GOMES, A. Analisando a Participação e a Aprendizagem em Comunidades Virtuais a partir da Teoria de Barbara Rogoff. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86041. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86041. Acesso em: 29 set. 2023.
Edição
Seção
Ambientes virtuais de aprendizagem
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