A Abstração Reflexionante no Pensamento Computacional e no Desenvolvimento de Projetos de Robótica em um Makerspace Educacional

Autores

  • Maria Inês Castilho PPGIE-UFRGS
  • Karen Selbach Borges PPGIE-UFRGS e IFRS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86037

Palavras-chave:

pensamento computacional, robótica educacional, cultura maker, abstração reflexionante

Resumo

O pensamento computacional tem sido tema recorrente nas últimas décadas e preconiza a abstração como base estrutural do processo. Considerando a teoria cognitiva de Jean Piaget, a robótica educacional e a cultura maker, buscamos demonstrar que o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional está centrado na abstração reflexionante. Para a efetivação das atividades de pesquisa foi oportunizado um Curso de Robótica para Adolescentes, no laboratório de fabricação digital - POALab FabLab - dirigido a alunos do 1º ano do ensino médio de escolas públicas. A capacidade de abstração dos participantes foi continuamente estimulada através de perguntas dirigidas à reflexão enquanto realizavam atividades de robótica, ou de uso das máquinas do laboratório, que demandavam a aplicação do pensamento computacional. Concluímos, a partir desse estudo, que a abstração reflexionante está presente no desenvolvimento de todas as habilidades do pensamento computacional, sendo adequado se utilizar da robótica como meio para seu desenvolvimento.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

INÊS CASTILHO, M.; SELBACH BORGES, K.; DA CRUZ FAGUNDES, L. A Abstração Reflexionante no Pensamento Computacional e no Desenvolvimento de Projetos de Robótica em um Makerspace Educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86037. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86037. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional