CONTÁTIL: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA AO ENSINO DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Cleiton Moreira Marques ULBRA
  • Maria Adelina Raupp Sganzerla PPGECIM, ULBRA
  • Marlise Geller PPGECIM, ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86035

Palavras-chave:

Material Dourado, Tecnologia Assistiva, Sistema Embarcado, Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciência da Computação, descrevendo a construção de uma Tecnologia Assistiva (TA), para auxiliar no ensino da Matemática para deficientes visuais. Para que este objetivo se tornasse possível, foram realizados estudos sobre a deficiência visual, bem como as dificuldades enfrentadas na rotina de alfabetização Matemática para crianças videntes, com baixa visão e com ausência total da visão, conhecendo tal rotina, ferramentas disponíveis, e técnicas utilizadas por professores especializados em educação inclusiva. O dispositivo desenvolvido possui como inspiração principal o Material Dourado, constituindo-se uma readaptação para uma ferramenta automatizada. Assim, surgiu a “Contátil” (Contar + Tátil), capaz de representar valores numéricos, de forma tátil e audível. Sua validação foi efetivada com um grupo de 19 professores que ensinam matemática, na qual foi possível constatar o potencial da TA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

MOREIRA MARQUES, C.; ADELINA RAUPP SGANZERLA, M.; GELLER, M. CONTÁTIL: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA AO ENSINO DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86035. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia na educação