CONTÁTIL: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA AO ENSINO DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86035Palavras-chave:
Material Dourado, Tecnologia Assistiva, Sistema Embarcado, Ensino de Matemática.Resumo
Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciência da Computação, descrevendo a construção de uma Tecnologia Assistiva (TA), para auxiliar no ensino da Matemática para deficientes visuais. Para que este objetivo se tornasse possível, foram realizados estudos sobre a deficiência visual, bem como as dificuldades enfrentadas na rotina de alfabetização Matemática para crianças videntes, com baixa visão e com ausência total da visão, conhecendo tal rotina, ferramentas disponíveis, e técnicas utilizadas por professores especializados em educação inclusiva. O dispositivo desenvolvido possui como inspiração principal o Material Dourado, constituindo-se uma readaptação para uma ferramenta automatizada. Assim, surgiu a “Contátil” (Contar + Tátil), capaz de representar valores numéricos, de forma tátil e audível. Sua validação foi efetivada com um grupo de 19 professores que ensinam matemática, na qual foi possível constatar o potencial da TA.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
MOREIRA MARQUES, C.; ADELINA RAUPP SGANZERLA, M.; GELLER, M. CONTÁTIL: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA AO ENSINO DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86035. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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