Análise das Trajetórias de Aprendizagem de Estudantes Inscritos em um MOOC

Autores

  • Napoliana Silva de Souza PPGIE/UFRGS
  • Gabriella Santiago DEG/ UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE/ UFRGS
  • Alberto Bastos do Canto Filho PPGIE/ UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry PPGIE/ UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86034

Palavras-chave:

MOOCs, trajetórias de aprendizagem, trajetória linear, trajetória não linear.

Resumo

Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

SILVA DE SOUZA, N.; SANTIAGO, G.; VALDENI DE LIMA, J.; BASTOS DO CANTO FILHO, A.; TRINDADE PERRY, G. Análise das Trajetórias de Aprendizagem de Estudantes Inscritos em um MOOC. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86034. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86034. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Educação a distância