Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86021Keywords:
prova matemática, pensamento lógico-dedutivo, geometria dinâmicaAbstract
Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.Downloads
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Published
2018-07-21
How to Cite
RODRIGUES NOTARE, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86021. Acesso em: 1 jul. 2025.
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Relatos de Experiências
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