Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica

Authors

  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMat/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGEMat/PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86021

Keywords:

prova matemática, pensamento lógico-dedutivo, geometria dinâmica

Abstract

Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.

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Published

2018-07-21

How to Cite

RODRIGUES NOTARE, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86021. Acesso em: 1 jul. 2025.

Issue

Section

Relatos de Experiências