Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Neiva Larisane Kuyven PPGIE/UFRGS , UNIFTEC
  • Carlos André Antunes UNIFTEC
  • Vinicius João de Barros Vanzin UNIFTEC
  • João Luis Tavares da Silva UNIFTEC
  • Aliane Loureiro Krassmann PPGIE/UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86019

Palavras-chave:

chatbots, agentes conversacionais, inteligência artificial, educação.

Resumo

Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meio da análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

LARISANE KUYVEN, N.; ANDRÉ ANTUNES, C.; JOÃO DE BARROS VANZIN, V.; LUIS TAVARES DA SILVA, J.; LOUREIRO KRASSMANN, A.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86019. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Educação a distância