ISOMETRIAS E GEOGEBRA: O PAPEL DO ARRASTAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86016Palavras-chave:
Isometrias, GeoGebra, Tecnologias Cognitivas, Geometria Dinâmica.Resumo
Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
TAIS DICKEL, M.; RODRIGUES NOTARE, M. ISOMETRIAS E GEOGEBRA: O PAPEL DO ARRASTAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86016. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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