Realidade Aumentada na Educação: Uma Análise das Ferramentas Flaras e Aumentaty como Recursos para Aulas Expositivas

Autores

  • David Severo do Nascimento Júnior UFPB/UEPB
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86010

Palavras-chave:

realidade aumentada, ensino, Aumentaty.

Resumo

O ensino apresenta-se como parte indissociável da educação formal, portanto, é uma atividade que requer um interesse legítimo na busca constante por novas práticas pedagógicas. Neste sentido, cabe ao educador o desafio de utilizar dispositivos inovadores que sejam capazes de atrair a atenção dos estudantes, tarefa cada vez mais complexa, principalmente na sociedade atual, cuja tecnologia coloca-se como eixo central. Diante de uma geração que vivencia uma “revolução tecnológica” bastante consolidada, a Realidade Aumentada (RA) apresenta-se como instrumento pertinente, no sentido de promover a inclusão de elementos lúdicos durante o processo de aprendizagem. O objetivo principal deste artigo é avaliar a viabilidade do uso de ferramentas de RA como o Flaras e o Aumentaty como recursos para aulas expositivas considerando sua aceitação por professores. Após este trabalho, foram obtidos indícios de que ferramentas de RA podem ser utilizadas por qualquer docente que deseje explorá-las em sala e aprender sobre elas desde que receba o apoio necessário.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

SEVERO DO NASCIMENTO JÚNIOR, D.; DÉBORA DANTAS DE SOUZA REBOUÇAS, A. Realidade Aumentada na Educação: Uma Análise das Ferramentas Flaras e Aumentaty como Recursos para Aulas Expositivas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Realidade Aumentada