Prática mídia-educativa na cultura digital: análise da produção de mapa mental com dispositivo móvel por estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Sandra Dias da Luz PMF
  • Dulce Márcia Cruz CED/MEN/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86008

Palavras-chave:

Mídia-Educação, dispositivos móveis, multiletramentos, mapa mental, cultura digital, ensino fundamental

Resumo

Este artigo reflete sobre uma prática de mídia-educação que visou ampliar os letramentos de estudantes através da apropriação de linguagens, ferramentas e lógica da cultura digital no contexto escolar. A pesquisa-ação envolveu uma professora de Português e seus 72 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em duas oficinas de produção de mapa mental como recurso pedagógico de auxílio na análise, síntese e organização do conhecimento crítico com dispositivos móveis. A prática pedagógica alcançou as três dimensões da mídia-educação, mas revelou que possuir equipamento e ter acesso à internet não implica uso crítico das mídias por parte dos estudantes, assim como as práticas docentes não preparam os alunos para a autonomia e cidadania participativa, revelando distância da mídia- educação e de suas respectivas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

DIAS DA LUZ, S.; MÁRCIA CRUZ, D. Prática mídia-educativa na cultura digital: análise da produção de mapa mental com dispositivo móvel por estudantes do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86008. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais