Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85998Palavras-chave:
Jogo Educacional, Algoritmos, Jogos de TabuleiroResumo
Disciplinas que envolvem lógica e algoritmos costumam ser introduzidas aos estudantes dos cursos de tecnologia logo nos primeiros semestres. Atualmente, o método de ensino expositivo está sujeito a um comum desestímulo, abrindo espaço para possíveis rupturas no fluxo da informação e aprendizagem. Considerando este contexto, este trabalho apresenta uma proposta de jogo de tabuleiro educacional, Logirunner, que visa auxiliar neste processo, trazendo uma abordagem que busca motivar os estudantes a reforçar conteúdos vistos em aula. Um protótipo do jogo Logirunner foi idealizado com elementos físicos reais, cartas, peças e tabuleiro, para ser utilizado em sala de aula. Foram então inseridos em suas regras elementos de lógica de programação e algoritmos, conteúdo a ser reforçado durante as sessões de jogo. Como principais contribuições dessa avaliação, é possível destacar que o jogo proposto proporcionou uma experiência bastante didática e descontraída ao ser levado para dentro da sala de aula, satisfazendo as intenções iniciais desta pesquisa.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
ISAAC CASAROTTO, R.; BERNARDI, G.; ZANKI CORDENONSI, A.; DUARTE MEDINA, R. Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85998. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Jogos educacionais
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